quinta-feira, 26 de março de 2009

Co-criação: novo paradigma para os negócios


Um novo paradigma vem surgindo de forma sorrateira no mundo dos negócios. A co-criação.

Co-criação é permitir de alguma forma que o cliente ou usuário faça parte do processo criativo e produtivo da empresa. É mudar a forma tradicional das empresas produzirem onde são feitas pesquisas de mercado e desenvolvimento de produto na intenção de chegar a um produto final que uma grande quantidade de pessoas tenha o desejo de comprar. Nesse paradigma tradicional, sempre existe a figura do criador centralizado, o designer, o projetista que a partir de um feedback do mercado (pesquisa) trata de bolar algo para ser produzido e comercializado.

No novo paradigma de criação de produtos, o consumidor participa ativamente do processo criativo, tornando o produto final muito mais atraente para o mercado, já que foi o próprio mercado que o criou. Isso é Co-criação.

Exemplos de co-criação ainda são poucos (Camiseteria, Wikipedia, Nespresso, Eletrolux Design Lab, Seriado L Word Fanisode), mas acredito que em breve veremos cada vez mais iniciativas de co-criação.

Essa estratégia promove diversos benefícios tanto do ponto de vista produtivo quanto do ponto de vista de marketing.

Produtivamente falando, essa abordagem minimiza o risco de desenvolvimento de produtos pouco aceitos pelo mercado. Minimiza também o risco de uma análise mal feita de uma pesquisa de mercado. Além disso, dependendo de como a empresa implementar a co-criação, é possível aumentar exponencialmente a capacidade de criação da empresa. O que será que produz mais? Meia-dúzia de designers e projetistas ou 6 mil clientes colaborando na criação de algum produto?

Do ponto de vista de marketing, a abordagem da co-criação cria um vínculo muito mais estreito entre o produto e os clientes. Esse estreitamento transforma totalmente sua forma de comunicação empresarial. Você deixa de falar com o cliente que apenas consome o seu produto e passa a falar com a pessoa que além de consumir, ajudou a criar o produto, seja de forma direta ou indireta. Transformamos "Ei, estranho, compre meu produto. Olhe como ele é bacana" em "E ai, meu camarada, olha como ficou bacana o nosso produto. Agora é só você comprar".

Mas o que faz um cliente dedicar seu precioso tempo na co-criação de um produto? Várias são as motivações. Eis algumas:

· Incentivo a fazer parte de algo maior que a pessoa sozinha não teria capacidade de fazer (software opensource).

· Incentivo a notoriedade. É mostrar para o próximo que ele faz parte daquilo que foi criado.

· Pura diversão.

· Oportunidade de colaborar. O ser humano é um colaborador por natureza.

· Recompensa financeira.

A Internet e o desenvolvimento dos meios de comunicação permitiram novas formas de colaboração. Vide a Amazon por exemplo, onde o cliente colabora com conteúdo gratúito. Mas co-criação é coloaboração aplicada nas entranhas do processo produtivo. Co-criação, ao invés de colaborar com conteúdo sobre um livro, é efetivamente criar o livro em parceria com outros escritores. Seja para benefício do grupo que o criou ou para benefício dos prórpios criadores e da empresa que viabilizou e proporcionou a oportunidade de co-criar (uma editora por exemplo).

Exemplos da vida real:

· Camiseteria.com: Quem não conhece?

· Wikipedia: Enciclopédia cujo conteúdo é criado milhares de usuários.

· Nespresso: Concurso para a criação de produtos envolvendo a experiência de tormar um café.

· Nokia Concept Lounge: Concurso (encerrado) para a criação de produtos da Nokia.

· Seriado L Word: Um episódio do seriado L Word todo criado por fans da série.

· Eletrolux Design Lab: Concurso para estudantes criarem produtos para a Eletrolux.

Fica a pergunta: Como outros negócios podem aproveitar essa tendência?

2 comentários:

  1. Ainda não conheço o conteúdo inteiro do livro: The Future of Competition, porém, a abordagem que acabo de ler, traça um norte capaz de orientar interessados em entrar na onda da co-criação de produtos com o fim de obter o sucesso desejado, tanto na satisfação do cliente quanto na leveza do posicionamento do produto no mercado e, assim, dar retorno satisfatório aos criadores dele (do produto).

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